terça-feira, 20 de março de 2012

Ocupação de hotéis para Rio+20 já supera 90%


A taxa de ocupação da rede hoteleira do Rio de Janeiro visando a Rio+20 já supera 90%. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (Abih-RJ), esse patamar é o observado durante as épocas mais concorridas, como réveillon e carnaval. Para o presidente da entidade, Alfredo Lopes, a experiência do setor nessas festas que costumam atrair um grande número de visitantes vai ajudar a rede de hotéis, pousadas entre outros a se preparar para o evento das Nações Unidas. Segundo ele, para acomodar os visitantes, também está sendo mobilizado o parque hoteleiro de cidades vizinhas. 


De acordo com o ministério das Relações Exteriores, 45 mil pessoas deverão estar envolvidas nas discussões e na organização da cúpula. "Poucas cidades no mundo têm parque hoteleiro disponível para eventos desse porte, até porque a capacidade instalada ficaria ociosa nas outras épocas do ano. Por isso, é normal usar a rede de cidades num perímetro de até 120 quilômetros, como Niterói, Petrópolis e Mangaratiba", destacou, acrescentando que além da reserva feita a pedido do Itamaraty para as delegações oficiais de outros países, será necessário acomodar os visitantes que participarão de eventos paralelos promovidos por organizações da sociedade civil. 


Somente para a Cúpula dos Povos, principal evento paralelo à Rio+20, organizado pela sociedade civil global, são esperadas de 10 mil a 15 mil pessoas, entre grupos de jovens, indígenas, quilombolas e outros. Eles deverão ficar acampados em local ainda não definido. A Cúpula dos Povos vai ocorrer de 15 a 23 de junho no Aterro do Flamengo, zona sul da cidade. "Ainda estamos em negociação com a Prefeitura, porque queremos ficar acampados no próprio Aterro para não fragmentar o grupo", afirmou Carlos Henrique Painel, membro do Comitê Facilitador Nacional Rio+20. Segundo ele, além dos acampamentos organizados, devem vir ao Rio grupos de outros países da América Latina, "que terão dificuldade de encontrar hospedagem. Estamos estimulando a hospedagem solidária e solicitando a cessão de casas e ambientes para que essas pessoas possam se hospedar, porque além de faltar espaço os preços estarão nas alturas", ressaltou. 


Financiamento 


A Copa do Mundo de Futebol de 2014 se aproxima e os preparativos não se restringem apenas à construção e reforma de estádios onde ocorrerão os jogos. Na área turística, o empresariado se movimenta para poder atender aos turistas nacionais e estrangeiros que visitarão as cidades-sede do evento. Nesta quarta-feira, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de financiamento, no valor de R$ 32 milhões, para a ampliação e modernização de três hotéis em Pernambuco: Mar Hotel e Atlante Plaza, em Recife, e Summerville Beach Resort, em Porto de Galinhas. 


O financiamento corresponde a 96% do investimento total. Os recursos serão concedidos à empresa Paulista Praia Hotel, do grupo Pontes Hotéis e Resorts, no âmbito do programa BNDES ProCopa Turismo. A expectativa do grupo Pontes Hotéis e Resorts é aumentar em cerca de 30% a sua oferta de leitos. As obras já foram iniciadas e deverão gerar 954 empregos diretos. O prazo de conclusão previsto é janeiro de 2014...


Fonte: Monitor Mercantil



Para receber mais informações, acesse: Guia Costa Verde









Nenhum comentário:

Postar um comentário