domingo, 8 de setembro de 2013

Criação de Área de Proteção Ambiental


São Sebastião - SP.

Litoral Norte - Com a finalidade de proteger, ordenar, garantir e disciplinar o uso racional dos recursos ambientais, águas e ecossistemas costeiros e marinhos, a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia-Sahy, localizada em uma extensa área verde próxima ao mar, na Costa Sul de São Sebastião, é comemorada pela comunidade.

A lei, que já foi sancionada pelo prefeito Ernane Primazzi, é contra a degradação, a poluição e a caça predatória. Ela também visa apoiar o turismo ecológico, a pesca artesanal, a aquicultura, o ordenamento de atividades de pesquisa científica, educação, turismo, recreação, náutica e navegação, além de promover o desenvolvimento sustentável do município.

Rico em biodiversidade e cercado pelo Parque Estadual da Serra do Mar, o local vinha sendo utilizado como depósito de lixo, esgoto, entulho, restos de podas de árvores e alvo de caçadores em busca de animais ameaçados de extinção.

Idealizada pela ONG (Organização Não Governamental) Movimento Preserve o Litoral Norte, a APA deve inibir tais ações na opinião dos nativos. “É um instrumento de fiscalização mais forte e vamos trabalhar para preservar o meio ambiente. Isso é um grande passo porque poderemos explorar o lugar turisticamente de maneira sustentável e, consequentemente, isso ajudará financeiramente às famílias caiçaras, principalmente na baixa temporada”, avalia o barqueiro Nelson Nascimento, 51, mais conhecido como Kati.

Para ele, a medida deveria ter ocorrido há mais tempo porque muitas pessoas não têm respeitado o rio, o mangue e os animais. “Já houve muitas degradações e o meio ambiente sendo conservado é muito bom. Todos nós saímos ganhando”, acrescenta.

Mais informações, acesse fonte.







Nenhum comentário:

Postar um comentário