Cláudio Henrique | PMSS
Exposição com abertura oficial nesta sexta-feira.
Terá início nesta sexta-feira (1), em São Sebastião, a exposição Arte Anárquica do artista plástico Zé Paulo. As 54 peças ficarão expostas no Observatório Ambiental do Complexo Turístico da Rua da Praia com entrada gratuita.
A exposição é uma retrospectiva da carreira do artista e ficou por dois meses no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), antes de chegar a São Sebastião. Com peças desde o início da década de 90, o nome dado para a exibição das obras, “Arte Anárquica”, foi da curadoria do museu. “Anarquia aqui não tem sentido de bagunça, tem mais um sentido político, de ausência de poder, o sentido real da palavra. É uma exposição eclética; eu não tenho um estilo fixo para retratar minhas obras”, disse o artista.
Biólogo de formação, Zé Paulo diz ainda não acreditar ser um artista. “Tornei-me um artista plástico, mas demorei muito pra acreditar que era um artista; na verdade ainda não acredito”, falou. “A arte é muito especial, tem o poder de fazer as pessoas pensarem e refletirem, o que hoje é raro. O público busca significados para as suas obras e às vezes o que a pessoa imagina, não tem nada a ver com o que eu pensei, mas isso é muito louco, algumas peças nem precisam de explicação por que são obvias”, completou.
Zé Paulo usa da veia satírica e gosta de abusar do debochado em suas peças. Algumas delas são consideradas especiais por ele, como a escultura “O Circo”, que retrata a paixão de sua filha pela arte circense. Outras peças são assustadoras como a “Caixa de Pandora”. Peças musicais, eróticas e interativas também fazem parte da exposição.
Todo material usado para criar as obras são recicláveis encontrados na praia. A maioria delas é de ferro e madeira. Também é usada cerâmica na composição das obras criadas pela esposa de Zé. “Faço a cerâmica que uso nas peças com a ajuda da minha esposa, os outros materiais encontro na praia e guardo na minha casa, um dia viram obra, como é o caso do ‘Camarão’. São pedaços de madeira que juntei ao longo de dois anos e que foram encaixadas”, mencionou.
De acordo com o artista, às vezes as peças são mentalmente elaboradas antes de iniciar o processo de composição, “outras simplesmente saem, algumas demoram meses para ficar prontas”, explicou.
Mais Informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário