quarta-feira, 4 de abril de 2012

Paraty será sede do primeiro Virada Digital



Depois do sucesso de público e crítica da Virada Cultural e da Virada Esportiva, chegou à vez do Festival Virada Digital.

Serão 72 horas ininterruptas de atividades ligadas a novas tecnologias, inovação e empreendedorismo, na cidade histórica de Paraty, nos dias 11, 12 e 13 de maio.

O lançamento do projeto ocorreu na noite de ontem (29), no Circo Voador, no Rio.

O Virada Digital reunirá um grande número de pessoas em "hubs", (terminais interativos digitais) instalados em espaços públicos das cidades-sede: ParatySão PauloRio de Janeiro e Brasília, que exibirão atrações de diversos países do mundo.

Nesses locais haverá experimentações interativas, biomodelagem, demonstrações de tecnologias de inclusão digital e social, voltados à terceira idade, a estudantes, professores da rede pública de ensino e a comunidade.

Entre as atrações, está uma apresentação especial do Solar System Scope, simulador 3D interativo utilizado pela NASA, demonstrações de protótipos e modelos de games de última geração, além das últimas inovações em setores como mapeamento estético, transações financeiras via celular e criação musical por meio de softwares digitais.

Na área musical, estão confirmadas apresentações de artistas de todo o Brasil, que integram o Projeto Compacto Petrobrás.

O diretor-executivo do Virada Digital, Roberto Andrade, destaca que mesmo quem não estiver em Paraty poderá acompanhar o evento em tempo real nos hubs exclusivos.

- Além disso, os conteúdos serão distribuídos gratuitamente em formato digital nos canais do Virada Digital na internet - observou.

O evento pretende reunir um público amplo, desde CEOs, empresários e pesquisadores até profissionais liberais, artistas e gestores públicos. Os visitantes terão contato com lideranças brasileiras e internacionais da sociedade em rede, da inovação e do conhecimento digital, além de atrações tecnológicas vindas de centros de pesquisa públicos e privados e de universidades.

Na programação do evento estão previstas mais de 70 atividades entre palestras, conferências, painéis, seminários, oficinas e demonstrações tecnológicas. Estes conteúdos virão de diversos estados brasileiros e de outros 12 países convidados a participar do festival.

Sustentabilidade

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis está entre os principais eixos temáticos do Virada Digital. O evento prevê em sua programação a realização de eventos de compensação de emissões de carbono, desenvolvimento de processos para redução e mitigação dos impactos ambientais, coleta seletiva permanente de resíduos, processos para baixo consumo de água e energia, além da revitalização da área do festival.

Programação

A programação do Festival Virada Digital está em fase de consolidação pelos curadores e a grade com os conteúdos e atividades confirmadas estará disponível permanentemente no site.

Os conteúdos dizem respeito a 16 áreas de conhecimento: Alimentação, Aplicativos, Ciências, Cultura, Sustentabilidade, Comércio, Educação, Empreendedorismo, Entretenimento, Esportes, Infraestrutura, Mídias Digitais, Saúde, Serviços, Trabalho, Turismo...




Próximo Feriado de Páscoa - De 06 à 08 de Abril de 2012.
Aproveite mais esse feriádo para passear, descansar e se divertir em uma das cidades da Região da Costa Verde. Para reservar uma boa opção de hospedagem, acesse nosso link abaixo e faça contato diretamente com o estabelecimento de sua preferência:
Guia de Hotéis e Pousadas da Costa Verde.









Nenhum comentário:

Postar um comentário