sexta-feira, 20 de abril de 2012

Casa na praia necessita de cuidados o ano inteiro

Fim das férias. Para quem tem casa na praia chega a hora de voltar à velha rotina de sempre. Com o imóvel no litoral fechado durante toda a baixa temporada, tomar alguns cuidados é essencial para se prevenir de prejuízos e situações indesejadas.

Aurora Donha Zanqui, 53 anos, é há uma década sócia-proprietária de uma casa localizada em Balneário de Shangrilá, no litoral paranaense, e sabe o quanto é importante cuidar do imóvel durante todo o ano para que ele esteja disponível para uma boa estadia nas férias.

"Para não ter problemas, pagamos uma pessoa de confiança para que, pelo menos uma vez por semana, varra o quintal, abra as portas e janelas e verifique se está tudo certo. Se existir algum problema ela nos liga e damos um jeito de resolvê-lo", afirma.

No entanto, aqueles que têm casa no litoral, mas não dispõem de alguém para vigiá-la o ano inteiro, a engenheira civil e inspetora do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR), em Maringá, Keila Uezi, recomenda que antes de deixar a residência praiana, os proprietários fechem o registro de água e verifiquem no hidrômetro se a contagem do volume da água foi encerrada.

"Caso contrário, pode ser um sinal de que há um vazamento na residência que precisa ser urgentemente resolvido para que não ocorram gastos de água e dinheiro desnecessários", explica.

Como a casa ficará por um longo período trancada, para evitar mofo e mau cheiro, o conselho é ter uma atenção especial com os lençóis, toalhas de mesa, panos de prato, fronhas de travesseiros e roupas.

Nesse sentido, de acordo com Keila, o mais indicado é que tudo seja lavado com produto alvejante, muito bem secado e só depois guardado em sacos plásticos.

"Da mesma maneira, para que o mofo e cheiro ruim não fiquem impregnados na residência, mantenha as portas do armários e da geladeira abertas e deixe os colchões descobertos. Quanto mais vezes os proprietários puderem dar uma passada na casa de praia e repetir esse ritual, mais protegida ela estará", completa.

Outro cuidado, orienta Keila, diz respeito aos aparelhos eletrodomésticos. Para não correr risco de esquecer algum deles na tomada e poder provocar até mesmo incêndios no imóvel, desligar a chave geral de energia é o correto.

Fábio Castaldelli

Fonte: odiario.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário