sábado, 26 de maio de 2012

Mangaratiba pretende promover o resgate do Trem da Costa Verde

De acordo com o secretario de Turismo de Mangaratiba, Francisco Ramalho, o município tem trabalhado no intuito de valorizar duas vertentes do turismo na cidade. A iniciativa é atrair o público para conhecer o patrimônio material e natural de Mangaratiba.

Conforme destacou Ramalho, a cidade preservou construções que remontam ao período de colonização do Brasil. As estruturas ajudam a contar desde a presença dos jesuítas à economia do café, visto que a região era utilizada para escoar a produção. O passeio pelas ruas da cidade é também um convite a relembrar e conhecer um pouco mais da história de exploração e de lutas dos escravos. A região abriga o quilombo Filhos do Marambaia, onde a comunidade remanescente dos escravos mantém a tradição do jongo, das danças e comida típicas.

- A região oferece opções variadas de praias, cachoeiras e picos. Estas dádivas da natureza formam um cenário deslumbrante para quem pretende estar mais próximo da natureza. Ao mesmo tempo, são ideais para a prática de esportes - disse.

Parceria e Copa do Mundo
Conforme contou o secretario, a reinauguração do Trem da Costa Verde será o resultado de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. O estado cedeu quatro vagões. O passeio terá a duração de média de uma hora e vinte minutos, saindo da Enseada de Santo Antônio a proximidades da região central de Mangaratiba. No itinerário estão previstas duas paradas, e no passeio os visitantes poderão apreciar a paisagem formada por montanhas e praias. A expectativa é que no mês de julho seja realizada a primeira viagem do trem.

- É um visual muito bonito. Era um antigo sonho reativar o trem, que sempre foi tão elogiado por ser um passeio diferente por entre a natureza - destacou.

Dentre as ações efetivadas pelo município para incentivar o turismo estão as negociações para que a cidade receba delegações estrangeiras durante a Copa do Mundo de 2014. De acordo com Ramalho, a rede hoteleira e de pousadas também está trabalhando no sentido de consolidar a cidade como destino turístico. Outro segmento que tem sido explorado é o setor do turismo de negócios.

A localização geográfica da cidade e a duplicação da Rodovia Rio-Santos (BR-101) até Itacuruçá também foram destacados como facilitadores para o acesso dos visitantes.

- Temos hotéis aqui para receber pessoas que dispõem de quantias mais altas para contratar os serviços. Ao mesmo tempo, nossas pousadas estão preparadas para oferecer um serviço de qualidade e que valorize a tradição da região com comidas típicas feitas a base de produtos como a banana passa - contou.

Fonte: Diário do Vale


Confira também um vídeo do Trem dos Mares.







Nenhum comentário:

Postar um comentário